quinta-feira, 1 de março de 2012

Frigidez no relacionamento

O problema não é somente feminino, é masculino também, afinal, se a mulher não sente prazer as “dores de cabeça” dentro do relacionamento estarão cada vez mais presentes na vida a dois.
Existem fatores orgânicos e/ou psicológicos para que o orgasmo não ocorra. Dentre os físicos estão: Dispaurenia (dor nas relações sexuais), vaginismo (dor causada pela contração involuntária da musculatura perineal), uso de medicamentos que inibem o desejo, idade avançada. Existem tratamentos para essas doenças, mas em alguns casos existe a necessidade de psicoterapia, pois sabemos que se o corpo fica doente a cabeça também acompanha a doença.
Dentre os fatores psicológicos a lista é grande e torna-se necessária uma atenção redobrada.Vou citar algumas causas psicológicas:
Religiões e tabus;
Violência sexual anterior;
Medo de engravidar ou de adquirir doenças;
Relacionamentos desgastados;
Falta de dialogo com o parceiro /a;
Educação sexual rígida e repressora;
Estresse;
Parceiro achar que o problema é somente da mulher;
Falta de repertório comportamental;

Existem tratamentos para frigidez psicológica, dentre eles estão:
Terapia cognitivo-comportamental focada no prazer feminino;
Aconselhamento sexual;
Uso de filmes ou visitas ao sex shop com intuito de aumentar o repertório comportamental;
Autoconhecimento (Masturbação);

A mídia atual pressiona as pessoas para uma atividade sexual teatral, como já disse em outro texto (Por uma atividade sexual mais tranqüila). Esse tipo de sexo, leva a mulher continuar fingindo, como era na época de nossos pais ou avós. Observei em alguns sites, que mulheres chegam a ter medo ou repulsa de atos sexuais tais como beijos e toques. Isso não está certo, simular ou abdicar o ato não é solução. Se abdicarmos, desistimos e se simulamos continuaremos com o mesmo problema. Gente relacionamento sexual tem que ter diálogo para dar certo.Meninos às vezes vocês acham que é frescura da namorada, mas em alguns casos a culpa é de vocês, não estou falando em todos, mas custa fazer uma preliminar com mais dedicação??? Isso só irá melhorar o relacionamento e garanto que a namorada irá ficar mais tranqüilinha com vocês.
O prazer sexual feminino geralmente está localizado no clitóris até por volta dos 40 anos de idade e não se sabe por que, mas a mulher depois dessa idade passa a ter mais prazer na vagina.
Para terminar meu texto dessa quinzena, volto a pedir mais paciência nas atividades sexuais, não façam sexo pensando que vão tirar o pai da forca, isso não dá certo.
Fonte de pesquisa: Dra. Maria Raquel Moretti Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário